GSM Certificadora Digital

Instalação e Suporte

RENOVAÇÃO

Certificados Digitais são documentos eletrônicos que possuem período de validade, podendo variar de 01 até 03 anos, de acordo com os critérios da ICP-Brasil - Infraestrutura Brasileira de Chaves Públicas que define as regras da certificação digital no país.

A renovação é o processo de emissão de um novo certificado digital para um titular de certificado que já possui um certificado digital com data proxima ao seu vencimento.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE RENOVAR COM A VALID?

A Valid Certificadora Digital tem como principal objetivo a excelência no atendimento.

Investimos no desenvolvimento de um sistema de renovação online que facilita o dia a dia de nossos clientes, que não precisarão se deslocar da comodidade de seu escritório ou residência para continuar a usufruir os benefícios oferecidos pela certificação digital.

TENHO UM CERTIFICADO DIGITAL TIPO A1 VALID. PARA RENOVÁ-LO, PRECISO DO PEN DRIVE?

Para o processo de renovação do Certificado não é obrigatório o uso do pen drive, porém orientamos a realização de uma exportação (backup) do certificado renovado em uma mídia externa (HD ou Pen drive), pois se ocorrer algum problema com o computador onde o Certificado foi emitido o titular não perderá o certificado digital.

Clique Aqui e escolha o navegador que utilizará para a exportação do certificado de backup.

Clique Aqui caso queira acessar os vídeos que ficam ao lado direito da página de Instalação do A1.

O QUE É RENOVAÇÃO ONLINE?

A Renovação Online é o serviço disponibilizado para que os clientes que possuem um Certificado Digital válido da VALID possa realizar a renovação de forma totalmente online sem precisar ir até um ponto de atendimento da VALID para fazer a validação presencial.

QUANTO TEMPO ANTES DO VENCIMENTO É PRECISO PARA RENOVAR MEU CERTIFICADO?

A renovação do certificado online deve ser realizada antes da data de vencimento. O processo de renovação é simples, rápido e não requer verificação e validação de documentos presencialmente.

Clique aqui para acessar nossa aplicação, fazer o teste do certificado e descobrir a validade do mesmo.

COMO REALIZAR A RENOVAÇÃO ONLINE?

Para realizar a renovação online é necessário:

\ Possuir um certificado digital VALID que esteja dentro do prazo de validade (que ainda não tenha expirado);

\ Estar no computador que utiliza o Certificado Digital;

\ Se for renovar certificados tipo A3 (armazenados em token ou cartão), estar com o Certificado Digital em mãos, assim como a leitora no caso dos certificados digitais armazenados em cartão;

\ Se for renovar certificado digital tipo A1 (armazenado em computador) realizar a renovação no computador que o certificado digital foi emitido;

\ Ter o JAVA atualizado no computador que utiliza o Certificado Digital, caso queira atualizá-lo clique aqui;

\ Ter a Cadeia da Certificação Digital instalada no computador que utiliza o Certificado Digital, caso não tenha instalado clique aqui.

\ Utilizar um computador com Windows Vista ou superior.

\ Utilizar o Internet Explorer (versão 8, 9, 10, 11) ou Google Chrome.

Clique aqui e faça sua renovação online!

COMO EU FAÇO PARA REALIZAR UM BACKUP DO MEU CERTIFICADO DIGITAL A1?

Clique Aqui e escolha o navegador que utilizará para a exportação do certificado de backup.

Clique Aqui caso queira acessar os vídeos que ficam ao lado direito da página de Instalação do A1.

MEU CERTIFICADO DIGITAL NÃO É VALID. POSSO RENOVAR MESMO ASSIM?

A renovação online só é permitida para Certificados Digitais emitidos pela VALID, caso o cliente tenha um Certificado Digital de outra Autoridade Certificadora, ele terá que realizar uma nova compra no site da VALID e agendar a validação presencial para emissão do novo certificado.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE PAGAMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

Na primeira compra do meu certificado tipo A1 recebi na validação presencial um pen drive com o backup do meu Certificado Digital. Na renovação online eu receberei outro pen drive?

Atualmente a VALID não fornece mais o pen drive como brinde na emissão dos Certificados Digitais tipo A1, porém orientamos nossos clientes para que realizem a exportação (backup) do certificado renovado em uma mídia externa (HD ou Pen drive), pois se ocorrer algum problema com o computador onde o Certificado foi emitido o titular não perderá o certificado digital.

Clique Aqui e escolha o navegador que utilizará para a exportação do certificado de backup.

Clique Aqui caso queira acessar os vídeos que ficam ao lado direito da página de Instalação do A1.

Comprei com boleto bancário, mas ainda não houve confirmação do pagamento. Perderei o direito da renovação eletrônica se o certificado digital expirar neste interim?

Sim. Normativamente, um Certificado Digital só pode ser renovado de forma ONLINE se estiver dentro de sua validade, após esta data a renovação ONLINE não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um ponto de atendimento VALID.

Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá um e-mail de confirmação informando o número do ticket para finalizar o processo de renovação ONLINE. Este ticket só tem validade para a renovação ONLINE, ou seja, após a expiração do Certificado não será possível o uso deste ticket para o agendamento da validação presencial. Neste caso, será necessário a solicitação do reembolso e a realização de uma nova compra para a emissão de um novo ticket e a realização do agendamento para a validação em um ponto de atendimento.

IMPORTANTE: O Certificado Digital escolhido na renovação online será o mesmo entregue na validação presencial, o agente de registro não poderá realizar a troca do certificado no ponto de atendimento.

NÃO ESQUEÇA: É responsabilidade do cliente levar a mídia de armazenamento (cartão ou token) quando for ao ponto de atendimento para validação presencial.

Se o meu certificado digital expirou antes da conclusão do procedimento de renovação, mesmo já tendo pago, eu poderei renovar eletronicamente assim mesmo?
Não. Normativamente, um Certificado Digital só pode ser renovado de forma online se estiver dentro de sua validade, após esta data, mesmo confirmando o pagamento, a renovação online não é mais permitida e se fará necessária a validação presencial em um ponto de atendimento VALID.

Neste caso, o cliente recebeu após a confirmação do pagamento, um e-mail de confirmação informando o número do ticket, caso o certificado já esteja expirado (vencido), o cliente poderá efetuar o agendamento para validação presencial do Certificado Digital, clique aqui e agende.

IMPORTANTE: O Certificado Digital escolhido na renovação online será o mesmo entregue na validação presencial, o agente de registro não poderá realizar a troca do certificado no ponto de atendimento.

NÃO ESQUEÇA: É responsabilidade do cliente levar a mídia de armazenamento (cartão ou token) quando for ao ponto de atendimento para validação presencial.

Quanto tempo leva entre a compra e confirmação de pagamento para eu poder renovar?
Após o pagamento a confirmação pode levar até de 3 (três) dias dependendo da forma de pagamento. É importante ressaltar que o e-mail com o número do ticket para finalizar a renovação só é enviado após a confirmação do pagamento, se o seu Certificado Digital estiver para expirar em menos de 72 horas indicamos que escolha a opção de pagamento em cartão de crédito, se não for possível sugerimos a compra de um novo certificado digital e o agendamento presencial.

Se eu iniciei a renovação online do meu certificado digital e não efetuei o pagamento até a data do vencimento do mesmo, tenho a garantia da renovação online?
Não, a renovação online só é garantida se o procedimento for 100% finalizado, incluindo pagamento e emissão antes do vencimento do certificado digital.

Quais são as formas de pagamento para renovação Online?
Cartões de crédito: Visa, Mastercard em até 3X e à vista em boleto bancário.

Em qual situação o pagamento em boleto não ficará disponível?

Como o Certificado Digital precisa estar válido para realização da renovação online, a opção de pagamento em boleto não estará disponível se o Certificado Digital estiver a 3 (três) dias do prazo de vencimento, pois a compensação do boleto pode levar até 3 dias o que invalidaria a renovação online.

NA PRIMEIRA COMPRA DO MEU CERTIFICADO TIPO A1 RECEBI NA VALIDAÇÃO PRESENCIAL UM PEN DRIVE COM O BACKUP DO MEU CERTIFICADO DIGITAL. NA RENOVAÇÃO ONLINE EU RECEBEREI OUTRO PEN DRIVE?

Atualmente a VALID não fornece mais o pen drive como brinde na emissão dos Certificados Digitais tipo A1, porém orientamos nossos clientes para que realizem a exportação (backup) do certificado renovado em uma mídia externa (HD ou Pen drive), pois se ocorrer algum problema com o computador onde o Certificado foi emitido o titular não perderá o certificado digital.

Clique Aqui e escolha o navegador que utilizará para a exportação do certificado de backup.

Clique Aqui caso queira acessar os vídeos que ficam ao lado direito da página de Instalação do A1.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE MÍDIAS E OPÇÕES DE RENOVAÇÃO ONLINE.

Posso utilizar outra mídia para renovar o meu certificado digital A3?
Sim, porém é obrigatório que utilize as mídias homologadas pela VALID, Clique Aqui e veja a relação das mídias.

Posso renovar um certificado digital A1 para A3?
Não é possível renovar um certificado do tipo A1 para um certificado do tipo A3, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital A3 para A1?
Não é possível renovar um certificado do tipo A3 para um certificado do tipo A1, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital NF-e para e-CNPJ ou vice-versa?
Não é possível renovar um certificado digital NF-e para um certificado digital e-CNPJ, caso queira realizar esta mudança, será necessário a compra e a validação presencial de um novo certificado digital.

Posso renovar um certificado digital e-CPF para um e-CNPJ ou vice-versa?
Não, o Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF) e Pessoa Jurídica (e-CNPJ) são certificados diferentes, no caso do e-CPF exige na primeira validação e emissão do Certificado apenas documentos da pessoa física (titular do certificado), já o e-CNPJ exige uma série de documentações da empresa e de seus representantes junto da Receita Federal do Brasil para a emissão do Certificado Digital.

Posso renovar um certificado digital e-PF para um e-CPF ou vice-versa?
Não, o Certificado Digital e-CPF é emitido na hierarquia da Receita Federal do Brasil e exigi documentações diferentes na primeira validação e emissão do Certificado Digital, portanto não é permitida a renovação de um certificado e-PF para um e-CPF (Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal do Brasil).

Um terceiro pode renovar eletronicamente o meu certificado digital no meu lugar?
Não, o Certificado Digital é o seu documento de identificação eletrônico, de uso pessoal e intrasferível, caso o titular do certificado sofra algum dano financeiro indevido é de sua total responsabilidade.

Outro responsável legal da minha empresa pode renovar eletronicamente o certificado digital da minha empresa?
Sim, desde que este responsável esteja no contrato social da empresa apresentado na validação presencial na emissão do primeiro certificado.

POSSO RENOVAR MEU CERTIFICADO DIGITAL VALID PELA SEGUNDA VEZ?

Normativamente, a renovação online é permitida de forma alternada, ou seja, para cada emissão de um certificado digital com validação presencial a próxima renovação pode ser online.

Ou seja, se a sua última renovação foi online na próxima renovação o comparecimento a um ponto de atendimento VALID para a emissão de um novo certificado é obrigatória.

Aproveite e adquira agora um novo certificado VALID. Clique aqui.

COMO VERIFICAR A VALIDADE DO MEU CERTIFICADO DIGITAL?

A VALID disponibiliza uma aplicação capaz de testar o funcionamento do seu certificado digital e informar a validade do mesmo.

Clique aqui para acessar nossa aplicação e siga abaixo o passo a passo para testar e visualizar a validade do seu certificado digital.

No navegador IE abre uma janela com a caixa de mensagem informando os Certificados Digitais emitidos com a informação da data de validade dos Certificados, no caso do navegador Chrome a escolha do Certificado Digital a ser testado é necessária para que verifique a validade do mesmo.

PORQUE É IMPORTANTE TER UM CERTIFICADO DIGITAL?

O certificado digital é uma credencial que identifica uma pessoa ou empresa em meios eletrônicos, garantindo a autenticidade e integridade nas transações.

Um documento assinado eletronicamente com o uso de um certificado digital tem o mesmo valor que um assinado em papel, garantindo a ele validade jurídica.

Os certificados possuem período de validade que varia entre um e três anos e uma vez expirado perde o seu valor, não podendo ser mais utilizado em novas interações que exijam autenticação e/ou assinatura digital.

GSM Certificadora Digital
Fale Conosco