GSM Certificadora Digital

Instalação e Suporte

MERCADO FINANCEIRO

Abaixo estão as respostas aos principais questionamentos apresentados durante a aquisição do certificado digital para mercado financeiro.

O QUE SÃO CERTIFICADOS PARA CIP?

Os Certificados Digitais para CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) são específicos para acesso as operações de transferência de arquivos entre os servidores das instituições financeiras e os serviços da CIP.

A VALID SE RESPONSABILIZA PELAS INFORMAÇÕES DE DENTRO DA CSR?

Não, a VALID não é responsável pelas informações dentro da CSR. Caso a CSR estiver emitida corretamente o certificado será emitido com as informações contidas na CSR.

O QUE DEVO FAZER SE A CSR INFORMADA NA EMISSÃO DO CERTIFICADO ESTIVER ERRADA E O CERTIFICADO FOR EMITIDO COM A MESMA?

Caso seu certificado tenha sido emitido com informações errada será necessário adquirir e a validar um novo certificado.

O QUE SÃO OS CERTIFICADOS DIGITAIS PARA COMPE?

Os Certificados Digitais para COMPE são específicos para liquidação das obrigações interbancárias relacionadas com os tramites de cheques de valor inferior ao VLB-Cheque.

QUEM PRECISA DOS CERTIFICADOS PARA CIP?

As instituições financeiras que conforme as normas da Câmara Interbancária de Pagamentos necessitam acesso as operações de arquivos entre seus servidores com os servidores da CIP.

É POSSÍVEL ALTERAR A CSR APÓS EFETUAR O AGENDAMENTO DA VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

Sim, basta levar o arquivo da nova CSR gravada em mídia (pen drive, HD externo) no momento da validação presencial, não é necessário realizar novo agendamento.

É POSSÍVEL VALIDAR E EMITIR O CERTIFICADO DIGITAL PARA MERCADO FINANCEIRO SEM O ARQUIVO DA CSR?

Não, o arquivo CSR contém informações do servidor da instituição financeira que irão compor o Certificado Digital.

A QUEM SE DESTINA OS CERTIFICADOS DIGITAIS COMPE?

Os Certificados Digitais para COMPE destinam-se as instituições titulares de conta Reservas Bancárias ou de Conta de Liquidação nas quais sejam mantidas contas de depósito movimentáveis por cheque e, facultativamente, as demais instituições financeiras não-bancárias titulares de Conta de Liquidação.

POR QUE PRECISO ADQUIRIR UM CERTIFICADO DE TESTE E UM CERTIFICADO DE PRODUÇÃO?

É necessário adquirir 2 certificados (produção e teste) pois são utilizados em ambientes com características distintas.

QUAL A DIFERENÇA DOS CERTIFICADOS DE TESTE PARA OS CERTIFICADOS DE PRODUÇÃO?

A diferença entre os certificados digitais de teste e produção começa na geração das informações distintas em sua raiz, especificas para cada ambiente (teste e produção). Para que uma instituição financeira se adeque as regras dos órgãos regulatórios (CIP, SPB e COMPE) ela precisará realizar primeiramente testes no sistema que lhe darão a liberação de acesso após homologado, é neste momento que a instituição precisará do certificado de produção.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA GERAÇÃO DA CSR?

A responsabilidade da geração da CSR bem como das informações contidas nela, são de total responsabilidade do solicitante do certificado digital.

POSSO EMITIR OS DOIS CERTIFICADOS DIGITAIS (TESTE E PRODUÇÃO) NO MESMO AGENDAMENTO PARA VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

Como trata-se de dois certificados distintos, a validação presencial é realizada mediante dois agendamentos, é possível agendar horários sequenciais para que a validação dos dois certificados seja feita no mesmo dia dependendo da disponibilidade da agenda do ponto de atendimento.

GSM Certificadora Digital
Fale Conosco